A 17ª edição do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio – contou com a apresentação de cinco ideias de negócio desenvolvidas por alunos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM). A sessão teve lugar no espaço B-Lounge da Biblioteca da Universidade, no Campus de Azurém, em Guimarães.
No âmbito do evento comemorativo das 17 edições do IdeaLab, a TecMinho – Associação Universidade Empresa para o Desenvolvimento, uma das interfaces da UMinho, organizou no dia 19 de julho a sessão final de apresentação de ideias de negócio. O objetivo foi dar a conhecer o impacto deste Laboratório no mercado desde 2009, ano da sua implementação na UMinho, quer ao nível da constituição de empresas, quer ao nível do percurso dos empreendedores. “Ao nível do IdeaLab, mais de 80% das ideias que concorrem a este programa provêm de resultados da nossa academia. No entanto, penso que estamos a entrar numa perspetiva alternativa ao percurso académico. Este laboratório tem como objetivo fornecer ferramentas e conhecimentos aos promotores que não são das áreas da economia e gestão, e isso, por si só, é uma mais-valia deste evento”, destacou Helena Moura, coordenadora do IdeaLab.
Foram apresentadas sete ideias de negócio e 31 empreendedores ligados a diferentes áreas do conhecimento, como Comunicação e Publicidade, Desenvolvimento Sustentável, Engenharia de Materiais, Eletrónica, Gastronomia e Novos Produtos e ainda Marketing e Turismo. Os empreendedores foram desafiados a apresentar as suas ideias de negócio num formato de “elevator pitch” a um painel de personalidades convidadas pela TecMinho, que analisou, aconselhou e enriqueceu as ideias propostas. O painel contou com a presença de André Castro, da AIMinho, Gustavo Dias, da Critical Materials, Nuno de Almeida, da Portugal Ventures, e de Carlos Corsino, da STRATIA Investimentos.
Cinco dos projetos empreendedores apresentados estão a ser desenvolvidos por alunos da EEUM:
- ADverywhere: A ADverywhere é uma plataforma inovadora e versátil de difusão publicitária aliada à tecnologia inteligente, que pretende implementar sistemas inteligentes em vários modelos de publicidade Out-of-Home. O projeto está a ser desenvolvido por Diogo Cruz, Fábio Fernandes, João Barbosa, Luís Barros e Pedro Pires, alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores;
- Ardósia Umbrellas: A Ardósia Umbrellas prevê a criação de guarda-chuvas que incorporem materiais inovadores que os tornem inquebráveis e capazes de permanecerem secos mesmo em dias de vento e chuvas fortes. O projeto está a ser desenvolvido por Cláudia Peixoto, Liliana Dias, Pedro Abreu e Sofia Rodrigues, alunos do Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais;
- Gen Mundus: A Gen Mundus é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que trabalha na área da cooperação para o desenvolvimento, ajuda humanitária de emergência e educação para o desenvolvimento. Neste momento, possui quatro projetos em desenvolvimento em Portugal e, durante o ano de 2017, irá avançar o primeiro projeto internacional na cidade de Pedra Badejo, em Cabo Verde. Juliana Vieira, Luís Miguel Silva, Rita Reis e Rita Vieira, alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, são os responsáveis deste projeto;
- Nude: A Nude é uma garrafa que permite ao utilizador transportar um líquido e um snack em recipientes individuais e num só produto. A equipa é constituída por Carina Lopes e Clara Gonçalves, alunas do Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais, e por Elsa Oliveira, Eva Silva e Mário Vale, do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros;
- SportyBioSense: A SportyBioSense parte do desenvolvimento de um sistema de sensorização a integrar num saco de boxe, com o objetivo de apoiar o treino em artes marciais. O projeto está a ser desenvolvido por António Leite e Yao Yu, alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, e por Hélder Carvalho, docente do Departamento de Engenharia Têxtil.
O IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio – apoia a geração e o desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo. Para além de testar o potencial comercial das suas ideias, os participantes podem também avaliar a sua vocação e competências empreendedoras. O IdeaLab acolhe promotores (individualmente ou em grupo até 5 elementos) responsáveis por ideias de negócio inovadoras a serem apuradas após um processo de seleção.
+ info: http://www.tecminho.uminho.pt/showPage.php?url=emp_idealab.html&zid=497